Eutonia


A Eutonia é uma prática corporal criada e desenvolvida por Gerda Alexander. A palavra eutonia significa tensão em equilíbrio; tônus harmonioso (do grego eu: bom, harmonioso e do latim tônus: tensão).  
O trabalho é desenvolvido através de exercícios específicos de sensibilização, realinhamento ósseo, toques e manipulações, para que o aluno possa ampliar a sua experiência sensorial e cognitiva, sem que lhe seja imposta nenhuma sensação ou elaboração da percepção que possam gerar conclusões pré-determinadas. A consciência vem da experimentação do corpo e é esse processo que torna o aprendizado um ganho permanente.

Aulas em grupo



No repouso e em movimento o corpo é explorado através da atenção, da auto-observação e do conhecimento da anatomia e fisiologia. Utilizam-se objetos auxiliares variados para aprofundar a pesquisa, como: bolinhas, bambus, sementes, almofadas, pedras, tecidos, etc. 




Atendimento individual 



O eutonista realiza toques e manobras atendendo às necessidades mais imediatas do aluno. Inclui exercícios e uso dos objetos auxiliares. 

 




Indicações e benefícios
- Tratamento auxiliar de distúrbios osteomusculares e articulares (artrites, artroses, tendinites; LERs; fraturas; paralisias)
- Questões posturais
- Estresse


- Insônia 


- Quadros pré e pós-operatórios 


- Durante gravidez e na preparação para o parto
- Equilibra as funções vegetativas: sono, respiração, digestão, circulação cardiovascular, circulação linfática 


- Promove profundo autoconhecimento e a percepção da totalidade e integração corpo/mente/espírito 

- Confere autonomia: Os alunos aprendem a assumir a responsabilidade pela própria saúde e bem estar adquirindo os recursos necessários para tal 


- Melhora a qualidade de vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário